quinta-feira, 21 de abril de 2011

A importância do Encontro dos Blogueiros de SP

Mais um encontro de blogueiros progrerssistas em São Paulo chega ao fim. Pessoas simples e humildes que dedicaram um final de semana na Assembleia Legislativa paulista pelo bem do Brasil e dos seus milhões de brasileiros. Estes, constantemente bombardeados pela mídia tradicional reacionária com notícais fantasiosas e cheias de interesses quase ocultos.

O encontro começou na sexta-feira, prosseguiu no sábado e findou no domingo. No sábado, contou com as presenças ilustres dos deputados federais Luíza Erundina e Paulo Teixeira e do deputado estadual e anfitrião, Antonio Mentor. O evento foi coroado pela fala do deputado federal Vicentinho no domingo. (Não pude comparecer na sexta-feira).

Os pontos mais que positivos desses encontros são inúmeros. Permitem que os até então amigos virtuais se conheçam pessoalmente e troquem experiências, além de propiciar que leigos em informática, como é o meu caso, possam aprender um pouco mais para enfrentar a dura batalha de desmascarar o PIG e seus acessos golpistas nos blogs que editam e nos comentários nas redes sociais.

Os palestrantes, gente bem informada e de fácil explicação - concisão, clareza e objetividade -, deram um show na exposição dos assuntos que dominam, esclarecendo e tirando dúvidas em diversas questões. Mas vou escolher dois assuntos: Educação na Blogosfera, com Sergio Antiqueira, mediado por Rodrigo Sérvulo e Luciene Vieira, e Mídia Livre, AI-5 e PNBL, com Sergio Amadeu, mediado por Paula Marcondes e Luana Bonone (será tratado em outro post). Estes, para meus futuros desafios, foram de muita importância.

Democratização da Informação

O palestrante Sergio Antiqueira discorreu sobre o leque de dificuldades dos professores com as atuais ferramentas tecnológicas de informação e na disseminação dessa mesma informação - informam-se somente pela mídia tradicional, sendo bombardeados por essas informações, que muitas vezes não condizem com a realidade ou são notícias que têm objetivos escusos - constituindo-se no chamado "analfabetismo digital", cujas consequências são os ataques do poder público e da mídia tradicional através de "especialistas". Tudo isso leva os professores à desinformação, despolitização e desmobilização.

Contra essas dificuldades, ele apontou uma série de ações que podem se contrapor a esses ataques. Dentre elas, pode-se citar a Blogosfera (comunidade de blogs na internet) e a Redes Sociais (meio de se conectar a outras pessoas na internet, twitter, facebook e outros). Enquanto a Blogosfera serve de contraponto, o contraditório ao que dissemina em profusão a grande mídia, as Redes Sociais têm capacidade de organizar grandes mobilizações. Essas duas ferramentas permitem às pessoas se tornarem produtoras de informação e comunicadoras sociais, rompendo o monopólio da informação da mídia hegemònica. Mas isso ainda não é tudo e também não encerra o assunto.

Todas essas ferramentas não substituem as ações de rua (manifestações, passeatas, etc).

Segurança Pública

É aqui que vou tentar descolar toda essa explicação sobre a problemática que atinge os profissionais de educação aqui do autor do Portal Politikei para levá-la à segurança pública, cuja Polícia Militar é o órgão estadual que vai combater e enfrentar os manifestantes na ruas utilizando-se da violência e da ameaça, cujo intuito é a desmobilização e o enfraquecimento do movimento.

Para isso, utilizo-me da explanação do Sergio Antiqueira sobre a não inclusão digital dos professores, que não permite aos profissionais a conquista de novos conhecimentos e informações a serem aplicadas e retransmitidas aos alunos, e a transfiro para os policiais militares, que, além de não conhecerem a importância da internet para as suas questões (melhores condições de trabalho e salário, por exemplo) - sujeitando-se ao que diz o poder público, a mídia e o comando da organização militar -, veem no trabalhador organizado, que vai à rua manifestar-se na busca dos seus direitos sonegados pelo poder público, um inimigo a ser destruído.

Assim, a mídia hegemônica e a polícia estadual têm se constituído nos maiores entraves ao combate da desigualdade sócio/econômica/cultural, constituindo-se a mídia na voz dos poderosos e a Polícia Militar (PM) nos leões de chácara desse mesmo grupo de poder e seus prepostos.

Esse também é um assunto que virá em uma nova matéria, observando-se o porquê do combate da PM a essas pessoas organizadas da sociedade, uma vez que os policiais militares - padecem dos mesmos problemas da falta de informação -, que estão na ponta do enfrentamento, também pertencem ao mesmo conjunto da sociedade, embora muitas vezes não o saibam ou sejam coagidos, doutrinados ou treinados a não saberem.





Nenhum comentário:

Postar um comentário